quinta-feira, 23 de junho de 2011

Aula 01, Estágio 1: Novato - Paciência e Expectativas

O máximo que você escreveu na vida foi uma cartinha para um(a) namorado(a), e logo depois foi chutado por que ele(a) disse que era tão ridícula que não dava nem para usar como papel higiênico? Você é novo(a) nessa história de escrever? Você odeia escrever, mas acha dahora? Então você está no lugar certo.
Esta é a primeira das minhas aulas com algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença em sua história.




Dica 01: Paciência

A primeira dica que eu dou para você, novato, é básica: não tenha pressa para postar.
Sério, pode parecer besteira, mas é uma das dicas mais importantes que eu te dou. Esses dias eu estava lendo o primeiro volume do livro A Torre Negra, do Stephan King, e no prefácio ele contou uma coisa que fez muito sentido. Ele disse que começou a escrever essa história em 1970, mas só foi publicado oito anos depois. Ou seja, ele teve oito anos para revisar, reescrever e reler umas trocentas vezes a história, até que um dia ele cansou e disse tá pronto, seja o que Deus quiser e pronto, fez-se a história que vendeu mais de 20 milhões de exemplares no mundo.
Claro, você não precisa esperar oito anos para postar alguma coisa, mas a moral dessa história se resume em uma palavra: paciência.

Dica 02: Expectativas

Você precisa ter em mente que você não vai escrever de primeira uma super história, que todos vão ler, amar, comentar e fazer propaganda até que os boatos cheguem nos ouvidos de alguma editora e ela entre em contato com você e diga bora fazer uma parceria?
Não. Isso não vai acontecer. Não se iluda.
Eu digo isto por experiência própria.

A primeira história que eu postei foi Sakagari, e me arrependo imensamente.
Não porque a história seja ruim (pelo menos no meu ponto de vista, não), mas porque eu fui com muita sede ao pote. Assim que postei o primeiro capítulo, eu mal tinha visualizações. E comentários então? Bom, até hoje eu não tenho muitos comentários. Não tenho nem um par de comentários.
Mas assim que postei o primeiro capítulo e não tinha nenhum movimento, eu comecei a me desesperar. 
Oh lord, o que há de errado com a minha história? ='(
Nada. Acontece que as pessoas nem tiveram tempo de saber que você existe. Ou, se sabem, nem sabem que você sabe escrever. Histórias.
Mas enfim, voltando ao meu drama de Sakagari...
Assim que eu consegui um punhado de visualizações, eu me animei mais do que porco na lama. Comecei a postar feito uma demente, escrevendo uns três capítulos por dia e postando um a cada semana. Resultado? Visualizações, win! Comentários, ...
Sério, acho que só fui conseguir meu primeiro comentário uns cinco meses depois de começar. E até hoje ele tá lá, solitário. E olha que essa é minha história que tem mais visualizações.
Mas o motivo de me arrepender imensamente foi quando eu realmente comecei a ler meus capítulos. Eu percebi que eles não estavam saindo da forma que eu imaginava. E meu problema maior foi que eu percebi isso só depois do quinto capítulo, ou seja, seria muito desonesto alterar tudo e começar de novo. Digo desonesto porque não seria justo com as pessoas que já acompanhavam a história.
E o que eu fiz? Tive que fazer uma outra história, a Vegeta.

Então, moral da história: não tenham pressa. Se você postar de qualquer jeito, você vai se arrepender depois. Escreva o que vier na cabeça, depois leia, releia, mude, leia, leia e releia. Não tenha medo de errar ou de sair muito "viajado", sério. Até porque, se a gente ficar preso nas regras, como você pode fazer a diferença?
E também não crie expectativas falsas. Não desanime se sua história tem poucas visualizações e/ou nenhum comentário; tente sempre se superar. Lembre-se que twitter, orkut e facebook são ótimos sites para fazer propaganda!

Então é isso, espero que tenha ajudado! Até a próxima aula o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário